Jagat | page


Ayurveda

AYURVEDA significa ciência da vida; é um sistema holístico de medicina originário da Índia.

Segundo o Ayurveda , todos nascemos com um código genético energético, que determina nossas tendências físicas e psíquicas: conhecer o seu Dosha (temperamento), é o caminho para a escolha consciente dos alimentos e estilos de vida que devemos adotar, juntamente com práticas de Hatha Yoga, Pranayamas, Massagens, e Meditação, busca-se num processo de limpeza e desintoxicação coorporal,e mental e uma melhora na condição psico-emocional, conquistando o fluxo harmonioso para se viver  

Auto conhecimento; essência do ser..,

O fator determinante das doenças está fortemente vinculado à retenção / escassez, ou seja um desequilíbrio no processo de absorção, digestão e eliminação; a doença começa antes de manifestar-se. Quimicamente nosso organismo está em constante produção de substancias em resposta às informações que processamos, podendo incorrer em estados de desconforto e fraqueza do corpo mostrando a necessidade de cuidados.

Nosso estado de humor envia informação às glândulas que são produtoras, nossa circulação o veículo, nossos marmas os centros vitais, ou seja portais através dos quais podemos acessar e liberar memórias.

Toda uma rede de informação que esta sendo constantemente abastecida e auto - abastecida, onde o excesso transborda, porque não encontrou uma válvula de escape. E qualquer outro estímulo a  mais pode gerar  informações para agravar.

Basicamente a melhora esta em entender o processo que me levou a ficar doente.

Um inimigo constante é o simples fato de assumir;  “ eu sou assim”

Uma parábola verdadeira:

A RÃ DO POÇO

Certo dia uma rã, vinda do rio, caiu num poço.

Uma rã que já vivia no poço: Perguntou,  “- De onde você vem?”

“- Venho dos rios!” respondeu. “- Que lugar é este? – perguntou a rã dos rios.

“-Como assim? Este é meu poço, onde vivo, e tenho tudo que preciso – falou a rã do poço.

 “- Mas aqui é muito apertado! Você não tem vontade de conhecer o mundo, ir para lagos e rios.., - retrucou a outra.

“-Que lagos e rios o quê! Por acaso são maiores que meu poço?” quis saber a rã do poço.

“- Claro que sim! Muito maiores!” – respondeu a visitante, surpresa.

“- Saia daqui, sua louca e mentirosa, me deixe em paz! Não existe nada maior que meu poço!” – finalizou a conversa.

Parábola de Ramakrishina

 

Habituamos a nos cuidar com automedicação , abandonando os sintomas reais de outra doença no corpo. E que pode se manifestar em outro momento.

Como buscar uma condição saudável através da melhora? É o encontro com o sintoma, sabendo que parte do processo é o estado de atenção, observação, e condição. E a presença do falso saber e a forma superficial criada para ficar melhor. “ Eu me amo “, apenas buscando ou nutrindo a satisfação de fazer algo para preencher o “ego”

No Rig Veda temos 1028 versos médicos, procedimentos cirúrgicos, próteses e processos de cura. Deixados a humanidade para auto tratamento, “ revelados ao individuo” ,  para desenvolver com procedimentos adequados o caminho para realização,  ensinamentos passados de uma forma reservada, para observarmos como devemos nos cuidar.

 

                      MASSAGEM E YOGA – CUIDANDO DE SI MESMO 

O objetivo deste trabalho é servir a quem quer experimentar a prática terapêutica da auto massagem de uma forma eficiente juntamente com o Yoga. Sua aplicação com Constancia mostrará sua eficácia e só assim poderá ganhar confiança em saber como se cuidar.

Não espere o mal se manifestar , inicie este trabalho e verá os resultados; não espere resultados imediatos.

Não confie apenas nas medicações, muitas vezes um desconforto incorre uma medicação, que passado algum tempo nada melhorou, e você esta novamente provando alguma outra droga.

O importante é perceber a mínima melhora que pode ocorrer. Ai você já terá um processo imediato de cura iniciando-se. Também observar que alguma manifestação fisiológica poderá estar se desencadeando ou até mesmo a sensação de alivio juntamente com um procedimento de um asana.

A própria demora em sentir, perceber algo novo e que incorre em melhorar uma condição para que  sua mente atue contra o desconforto. Esta relação esta nos padrões anteriores que você consolidou com medicamentos.

Seu corpo; seu organismo também se acostuma com as drogas e diminui a produção da  substancia que estaria vinculada a inteligência do corpo em identificar o remédio que precisa  e aguardar por ele, nem que para isso você tenha que ter mais dor, ou desconfortos...,

Em vários textos antigos é notado referencias a inteligência como sendo o prana, o grande veiculo para as manifestações do corpo como um todo. Prana  é energia para o físico, emocional e mental. Sendo assim a antiga medicina indiana nos mostra o individuo como um único ser, a ser cuidado.

È com Yoga e massagem que desenvolvemos a inteligência biovital que cada um de nos possui .

Mas como identificar em você? Com meus anos de prática e estudo, estou sempre experimentando, analisando, aguardando, explorando, e identificando. – Então posso enumerar ações para este trabalho que são:

I – O que fazer?

II – Como fazer?

III – Por quanto tempo fazer?

IV – Com que atenção, (qualidade), estou fazendo.

V – E identificando os resultados pela própria experiência vivida.

 

O que estou fazendo esta relacionado a maneira que executo um posicionamento e manobra para atingir o órgão correto, a glândula certa.

Como estou fazendo esta relacionado ao tipo de manobra e impremento usado, o melhor ângulo para trabalho e com que profundidade estou conseguindo atingir para abrir a conexão, onde estou sentindo que estou ganhando espaço e saber onde posso chegar. Tudo isso é fundamental para o processo de  descobertas do Yoga e da massagem.

Por quanto tempo atuo numa região; trata-se de aumentar o campo para as sensações; interagir naturalmente de forma a vencer os obstáculos e tensões internas que estão relacionadas ao sintomas que tenho. Experênciar o sabor do resultado que estou buscando. Assim as possibilidades vão surgindo.

A qualidade interior diz respeito a atitude diante do processo desencadeando, é possível notar um estado emocional negativo, ou pelo menos identifica-lo.- Uma dor duradoura ou crônica nos deixa irritado, uma pausa para o procedimento, com um suspiro é possível poder trazer um alento novo e a manifestação de bem estar com você  mesmo inicia-se. Assim é possível identificar através da inteligência do seu corpo as mudanças metabólicas, sendo para este fim o caminho da experiência própria. Se você der valor ao aprendizado que esta obtendo com o que esta fazendo, com o poder da vontade você modificado âmago do ser, reforçando o ensinamento com uma mão e a experiência com a outra.

  

“ O médico não cura, ajuda a natureza a curar” / Hipócrates.

A mente e seu poder

Se somos uma partícula deste universo, se fazemos parte de toda a natureza. É porque estamos ligados a ela.- Desprendemo-nos do conhecimento genuíno e trilhamos em sentido oposto, para tudo que fazemos precisamos de alguém mostrando o caminho, (o que estamos fazendo agora mostra isso), não que não devemos ter um guia, também temos o que ensinar.

Você já parou párea refletir sobre a relação entre os sintomas de seu corpo, e seus pensamentos?. Que o fato de ter ficado preocupado com alguma condição, provocou a manifestação de algum sintoma ou até uma doença. Ou mesmo o oposto, ou seja, quando algo o deixou feliz, isso reverteu em sensação de bem estar.

Bem, o que tem demais nisso, não é o fato de você me responder; que já sabia disso, e sim entender a relação com o processo. E que se você  pode proporcionar um estado mental positivo, faça-o sem deixar o “ego” entrar, trabalhe no fluxo adequado de sua respiração. É com a prática de pranayamas, de asanas, de meditação de massagem que você encontra o caminho, ele esta dentro de nós, é através do pensamento. Ele é energia, tem a força para provocar mudanças, antes de transformar mostra tudo a você. A melhora esta ai; melhore seus pensamentos e melhore sua saúde.

Para os Yoques, pensamento é energia. Excesso de pensamento adoece.

Assim como você pensa, você respira. Então, ajuste o ritmo de sua respiração, e pense menos.

Um afrorismo do Yoga encontrado no sec. XIII

 

  

 

 

 

 


Administração

Rua: Eduardo Monteriro, nº 627 - Piso 2
Santo André - SP

Fone: (11) 98315-5145