Jagat | single


Postura Tadasana / Montanha

Data: 03/12/2017 | Autor: Antonio Ganesh | Categoria: Yoga | Visitas: 361

Equilíbrio para os doshas

MONTANHA: Imagem da solidez, estabilidade, firmeza e tranquilidade, estes são os atributos desta postura.

Também pode ser chamada de Samasana; de igual estabilidade.

Por ser uma postura de estabilidade, é utilizada no início das práticas em pé, mas também pode começar com ela e conduzir ásanas sentados ou intermediários. É cabível para início de uma aula, pois induz à aquietação da mente, conscientização de si e tranquilidade para respirar, assim, é ótima para ajustes dos Doshas.

Traz o aterramento para o Dosha Vata, com o foco dos pés e ativação das pernas, trabalho no primeiro Chakra (Muladhara / execução de Mulabhanda).

Para o Dosha Pitta, o foco da permanência e esforço com o semblante tranquilo e relaxado, o olhar penetrante, passivo e também a focalização do olhar interno entre as sobrancelhas para ativar o Aja Chakra.

E para o Dosha Kapha o foco no fluxo respiratório com grande ascendência de energia, com a pose firme, estável, mas leve e suave, e abdômen ligeiramente succionado, dando abertura e impulso a Manipura Chakra.

Tadasana regula, reestabelece o equilíbrio entre o calor e o frescor, traz para o corpo do praticante o equilíbrio entre os cinco elementos.

 

Construindo a Postura:

A partir da base do calcanho e elevação dos dedos dos pés, firma-se a bola do pé, (área anterior ao dedão), assim cria uma base muito estável e descansa os dedos e nota-se a firmeza nas pernas, com muita extensão e inteligência o que permite a percepção do assoalho pélvico mais livre, que vai facilitar o encaixe do osso sacro e abertura das virilhas superiores para cima e para fora. A cavidade do abdômen livre, para ser succionado para dentro e para cima sem esforço ou rigidez e grande abertura do tórax, trazendo harmonia nas curvas naturais da estrutura do corpo. Com braços soltos ao longo do corpo, cabeça estável e semblante tranquilo.

Pé: ação plantar do calcanho para maléolos, ação muscular no plantar longo, extensão no flexor curto do hálux, alongar os interosseos dorsais do pé.

Tibia: “estendida” influencia a ação muscular do gastrocnêmico medial, lateral e músculo sóleo.

Patela: direcionada para cima provoca ação muscular em toda a coxa para dentro (quadríceps), facia lata, reto-femural, vasto lateral, medial e intermédio.

Sacro: para frente e para baixo com ação muscular do grácil e quadrado da coxa e adutor curto, ocorre também ação da virilha para cima e para fora (percepção) músculo pectíneo e iliopsoas.

Osso púbico: para cima, influencia na bainha do reto abdominal, (abdômen recolhido e sem ar).

Externo: para cima e queixo paralelo ao chão, olhar no horizonte, ação torácica  em expansão lateral e alinhamento da coluna.

 

DICAS PA MELHORAR O ALINHAMENTO NESTE ASANA

I ) trabalhar contra a parede observando todas as ações descritas

II ) trabalhar contra a parede e executar elevação dos braços

III ) trabalhar contra a parede; ir descendo com flexão dos joelhos, mas manter as costas na parede, não perder a ação do aterramento do calcanhar

IV ) a partir de Tadasana com elevação dos braços, executar Uttanasana com braços estendidos paralelos as orelhas; retornar com mesmas ações de braço, observar sempre o encaixe pélvico

V ) executar Tadasana com pés em cima do bloco

VI ) também pode repetir asana  IV com posicionamento em cima dos blocos

 

nota: os asanas podem ser trabalhados em uma única aula, intercalando com outros. Evitar a contração com esforço físico e respiração forçada. A permanência ajuda a melhorar o foco das ações que devem ser repassadas mentalmente.

 

*** toda descrição da postura Tadasana e resultado de minha observação na própria pratica que realizo constantemente, e meu trabalho a frente da condução de aulas***

Lalit Moham das / nov. 2017


Administração

Rua: Eduardo Monteriro, nº 627 - Piso 2
Santo André - SP

Fone: (11) 98315-5145