Jagat | single


Alimentação Védica

Data: 04/09/2013 | Autor: Antonio Ganesh | Categoria: Ayurveda e Alimentação Védica | Visitas: 1860

Entendendo este conceito

Introdução: Não se trata apenas de dizer sou vegetariano porque não como carne , e abomino quem o faz, se trata de permitir que sua natureza se manifeste, assim é possível você se tornar, um adepto e também conhecedor, pelos menos o suficiente para administrar. Suas refeições. Escrevo com simplicidade mais com propriedade porque também curto muito preparar minhas refeições. Também muito resolvido porque deixei de comer carne, ovos, peixe e aves, permitindo ouvir meu corpo, ficando atendo aos efeitos fisiológico, sentindo o processo de limpeza. Ainda vou mais longe afirmando que me é possível preparar qualquer file de frango para minha filha, ou uma bisteca para o filho, que posso ir num churrasco de família sem me importar com quem esta comendo boi, ou linguiça, ou espetinho de frango. Assim me faço entender melhor na simples explicação de que eu bebo o leite da vaca, exatamente porque ela é sagrada e me da algo tão bom e nutritivo que não preciso comer sua carne.

O conceito védico de alimentação esta relacionado diretamente aos Doshas do individuo, que por sua vez diz respeito aos elementos que os compõe. Sendo estes elementos; o éter , o ar , o fogo , a água , e a terra. A predominância de dois desses elementos, consiste na manifestação física do individuo ser Vata , Pitta , ou Kapha. Sendo para vata o éter e o ar , para Pitta o fogo e a água e para kapha a água e aterra. O mais comum é encontrarmos dois doshas predominantes como por exemplo: Vata-Pitta; Pitta-Kapha e Vata-Kapha. Existem também pessoas que produzem os três doshas em proporções quase iguais, que são classificados como “ Tridoshas”.

A partir de uma anamnese longa e específica, você pode começar a  educando-se para hábitos coerentes com a sua natureza primordial (Prakruti) e com a natureza manifestada (Vrkruti). O Ayurveda trabalha  com a rotina diária; o Dinacharya, prescrevendo uma alimentação adequada e de acordo com os doshas, atividades físicas, sono, meditação, massagens e outros tratamentos de purificação e rejuvenescimento.

Bem acho que deu para perceber que não se trata apenas de comer abobrinha. E como já foi publicado, (ver artigo Ayruveda / Ghee), a base deste principio alimentar e elementar esta no seu preparo ser feito com consciência do que se deve comer para buscar o equilíbrio. Assim naturalmente vai ocorrendo uma ajuda com a alimentação no processo de limpeza e purificação do seu corpo.

Espero poder ajuda-los a entender melhor com algumas receitas nesta seção.

Prof. Antonio, até breve!

 

 Babaganusche; “minha receita indiana”

 Ingredientes: 4 - beringelas medias

                      2 – colheres de molho de tarrine

                      1 – limão em suco,  de preferência rosa

                      1/3 – de pimentão verde

                      1/3 – de pimentão vermelho

                      1/3 – de pimentão amarelo

                      1 – colher rasa de café de pimenta do reino

                      1 – colher rasa de café de noz moscada

                      3 a 4 dentes de alho picado

                      3 – colheres de sopa de Ghee

                      1 – colher rasa de pimenta malagueta

         1 - cebola, pode ser usada picada e refogada junto com outros ingredientes, ou acrecentar em rodelas crua ou refograda no final

                      Azeite e sal a gosto de quem faz e de quem vai comer.

Preparo: Asse a berinjela na boca do fogão envolvida em papel alumínio até murchar, ou no forno do fogão , melhor ainda no forno a lenha, deixe esfriar um pouco, tire a ponta de cima, abra ao meio no sentido do comprimento, raspe toda polpa , coloque em uma travessa e amasse bem  depois acrescente o limão, um pouco de sal, (duas colheres de café ). Um poço de azeite e deixe descansar.

Refogue todos os outros ingredientes com o Ghee, adicionando mais uma colher de café de sal, depois misture tudo e acrescente mais azeite. Também a pimenta caso seja do gosto comer mais picante.

 

 

 

 


Administração

Rua: Eduardo Monteriro, nº 627 - Piso 2
Santo André - SP

Fone: (11) 98315-5145